Um grupo de jogadores uruguaios se reuniu com o técnico Marcelo Bielsa antes do confronto contra a Espanha, válido pela terceira rodada do grupo H da Copa do Mundo de 2026. A reunião, divulgada por veículos de comunicação, ocorreu para discutir o planejamento da equipe, gerando atritos sobre a tática de jogo.
Os atletas Sergio Rochet, Manuel Ugarte, Rodrigo Bentancur e Federico Valverde conversaram com o treinador para manifestar insatisfação com o modo de treinamento. Os jogadores defenderam uma abordagem defensiva e apostaram em contra-ataques contra a Seleção Espanhola, uma das favoritas ao Mundial. Contudo, Bielsa defende manter o esquema tático do adversário, o que não foi aprovado pelo grupo.
Em outra reunião com todo o elenco, Marcelo Bielsa explicou suas ideias, afirmando que já enfrentou tentativas de remoção de jogadores, citando casos anteriores. O zagueiro Ronald Araújo declarou que a situação não se sustentava mais, apesar do desejo de avançar de fase.
O Uruguai enfrenta a Espanha às 21h (de Brasília), no Estádio Akron, em Guadalajara, México. A partida define os dois classificados do grupo H para o mata-mata da Copa do Mundo.

