O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou testes de sistemas de artilharia e mísseis modernizados na Coreia do Norte. Os testes, realizados por institutos de pesquisa de defesa, fazem parte do plano quinquenal de desenvolvimento militar do país, segundo a mídia estatal.
Os ensaios avaliaram um lançador múltiplo de foguetes de 240 mm, com alcance estimado em 90 km. Também foram testados uma ogiva de “missão especial” para míssil balístico tático e projéteis de obuseiro autopropulsado de longo alcance, capazes de cobrir até 65 km, informou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
Kim Jong-un declarou satisfação com os resultados, afirmando que os testes demonstraram progresso na melhoria do poder de fogo ao longo da fronteira sul. Esse avanço ocorreu por meio do aumento da automação, alcance e precisão dos sistemas.
O líder reiterou que a política de autodefesa de Pyongyang busca aprimorar uma “postura ofensiva letal e destrutiva” com o objetivo de dissuadir adversários.

