A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ultrapassou a marca de 15 mil estagiários no BEEM, programa estadual que oferece bolsas para estudantes do ensino técnico. Atualmente, o programa conta com 2.856 vagas abertas, e a expectativa é alcançar 30 mil participantes até o final do ano.
O BEEM contrata alunos por empresas parceiras, e a Educação paga as bolsas por seis meses. Os valores podem atingir R$ 883,66, além de incluir auxílio-transporte pago pelo Estado. O programa funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que o estudante seja efetivado como CLT ou Jovem Aprendiz ao término do estágio.
Ex-alunos do programa, como um estudante de logística e uma aluna de administração, relataram que a experiência prática foi fundamental para a formação. Ambos destacaram que a bolsa ajudou na organização financeira e serviu como ponte para o ingresso no ensino superior, após aprovação no Provão Paulista.
As inscrições para o BEEM estão abertas até o dia 20 de julho. Para participar, o estudante deve ter 16 anos completos na admissão, estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio Técnico da rede pública estadual e ter frequência igual ou superior a 85% no bimestre anterior.

