A Fundação SOS Mata Atlântica constatou que todos os trechos do Rio Tietê estão contaminados por diversos poluentes. A conclusão, apresentada na Expedição Tietê 2025, identificou esgoto, microplásticos, resíduos de medicamentos, agrotóxicos e cocaína nas águas do rio.
As coletas de amostras ocorreram entre 9 e 14 de junho de 2025, cobrindo mais de 1.100 quilômetros do rio, desde Salesópolis, nascente, até Itapura, foz no Paraná. A entidade informou que microplásticos foram encontrados em todos os 14 pontos avaliados, além de 25 tipos de agrotóxicos e 16 substâncias, incluindo fármacos e drogas ilícitas.
Os agrotóxicos associados ao cultivo de cana-de-açúcar, soja e citros foram detectados no Médio e Baixo Tietê, indicando forte influência agrícola na poluição. As análises também apontaram metais acima dos limites legais, como o cobre, ligado a fungicidas e descargas industriais, e a presença de atrazina em alguns trechos.
A SOS Mata Atlântica afirmou que a recuperação do Tietê exige monitoramento contínuo da qualidade ambiental, fiscalização efetiva, recuperação florestal e ampliação do saneamento básico, além de mudanças nas práticas agropecuárias.

