Goiás registrou a menor taxa de evasão escolar em três anos, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice de desistência caiu de 1,8% para 1% entre 2022 e 2025, abrangendo o ensino público estadual.
A redução na evasão acompanha melhorias em outros indicadores educacionais. No mesmo período, a reprovação escolar diminuiu de 3% para 1,2%, e o atraso escolar recuou de 17,6% para 11,7%. As informações fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26/6).
Os avanços no estado espelham tendências nacionais. No Brasil, entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62%, e o abandono escolar diminuiu 61%. Além disso, a taxa de analfabetismo no país atingiu 3,5% em 2025, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Iniciativas estaduais como o programa AlfaMais Goiás e o Alfabetização e Família contribuem para o cenário. Em 2025, Goiás também alcançou 32,5% de pessoas com 25 anos ou mais que concluíram a educação básica obrigatória. O governador afirmou que os resultados reforçam o investimento na educação como ferramenta de transformação social.

