Joachim Klement, economista alemão, previu que o Brasil enfrentará o Japão na fase de mata-mata da Copa do Mundo. A projeção foi feita antes da definição dos classificados, indicando que o Japão pode eliminar a Seleção Brasileira.
O economista afirmou que o Brasil é favorito para vencer seu grupo, que possui uma chave considerada relativamente fácil. Contudo, Klement previu que o time brasileiro enfrentará o segundo colocado da chave, e ele apontou que esse adversário será o Japão.
Klement explicou que a seleção japonesa é um azarão, mas uma equipe equilibrada e forte em todas as posições. Ele declarou que os japoneses sabem vencer grandes seleções, citando um amistoso realizado no ano passado.
Apesar de seu histórico de acertos, o economista já teve previsões incorretas em fases anteriores do torneio. No Grupo A, por exemplo, ele apontou Coreia do Sul e República Tcheca como classificados, mas as vagas foram ocupadas por México e África do Sul.

