A Defesa Civil orientou moradores de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a não utilizar a água de uma nascente contaminada por óleo queimado. A orientação vale até que análises confirmem a qualidade do recurso, que abastece cerca de 40 imóveis.
A contaminação foi identificada em uma nascente que integra o sistema de captação da comunidade. Segundo a prefeitura, há indícios de que o despejo de óleo de motor ocorreu de forma criminosa. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e órgãos ambientais foram acionados para investigar o caso.
Um lava-jato local precisou interromper as atividades devido ao problema. O proprietário afirmou que o estabelecimento utiliza a água da nascente e aguarda liberação para retomar o atendimento. A área onde se realiza a drenagem da água contaminada pertence à AngloGold, mineradora que informou mobilizar equipes para conter o óleo com mantas absorventes, negando relação com suas operações.
Apesar da melhora visual da nascente, a Defesa Civil informou que o uso da água só será liberado após os resultados das análises. O órgão recomendou que a água não seja utilizada, inclusive para os animais, devido ao risco de contaminação.

