O Hospital Delphina Aziz, em Manaus, celebrou mais de 300 transplantes de rim com uma caminhada na Vila Olímpica, na segunda quinzena de junho. A ação reuniu pacientes, familiares e profissionais de saúde para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.
A unidade, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desde 2019, contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Central Estadual de Transplantes. O governador Roberto Cidade afirmou que o número de procedimentos é fruto do trabalho e da chegada de tecnologia ao estado, reforçando o avanço do sistema de saúde.
O hospital consolidou-se como referência regional, realizando 311 procedimentos desde a retomada dos transplantes na rede pública estadual, totalizando 284 transplantes renais e 27 hepáticos. O primeiro transplante renal com doador vivo ocorreu em 5 de julho de 2023, e o primeiro com doador falecido, em 29 de junho de 2024.
A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre o gesto de doação. Pacientes transplantados participaram do evento, declarando a importância do apoio da rede pública estadual de saúde no processo de recuperação e qualidade de vida.

