O primeiro grupo de carros de boi que segue para a Romaria do Divino Pai Eterno cruzou a BR-153 na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, no trecho entre Hidrolândia e Aparecida de Goiânia, em Goiás. A travessia ocorreu com acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e foi realizada sem incidentes.
O grupo partiu de Orizona (GO) com destino a Trindade (GO) e atravessou a rodovia após oito dias de viagem. A operação da PRF interrompeu o trânsito por alguns minutos para garantir a passagem dos romeiros. Segundo a PRF, a travessia dos 13 carros de boi e 50 romeiros transcorreu sem ocorrências.
A festa, que transforma a cidade goiana em um polo de turismo religioso, acontece em 2026 entre os dias 26 de junho e 05 de julho, sob o tema “Clamamos: Abbá, Pai”. A tradição da romaria tem raízes em 1840, quando um casal encontrou um medalhão de barro na região.
Desde 1988, o desfile dos carreiros integra a programação oficial, reunindo cerca de 300 carros de boi e aproximadamente dois mil cavaleiros e muladeiros. Um símbolo da celebração é o Vox Patris, um sino de badalo de 55 toneladas, fabricado em bronze na Polônia.

