O judô brasileiro conquistou dois bronzes no Grand Prix de Qingdao, China, na sexta-feira (26). As medalhas foram conquistadas por Larissa Pimenta, na categoria de 52kg, e Ronald Lima, na disputa dos 66kg. O torneio é o primeiro evento que soma pontos para o ranking olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028.
A competição, que reúne cerca de 500 atletas de 58 países, segue até domingo (28). Larissa Pimenta, medalhista olímpica em Paris 2024, venceu a azerbaijana Gultaj Mammadaliyeva. A paulista saiu em desvantagem por dois shidos, mas recuperou-se no golden score ao aplicar um yuko na adversária. Ela chegou à disputa do bronze após vencer duas lutas consecutivas, primeiro contra a sul-coreana Jiyeon Kim e depois contra a chinesa Yuyi Zheng.
Ronald Lima garantiu o segundo bronze na disputa dos 66kg. O meio leve venceu três lutas antes de chegar à luta pela medalha. Ele triunfou sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei com um yuko no golden score. O judoca paulista afirmou que a medalha é importante para iniciar a corrida olímpica.
A delegação brasileira conta com 18 judocas em Qingdao. O Grand Prix terá transmissão ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube. A competição prossegue com lutas preliminares e finais nos próximos dias.

