Uma onça-parda foi encontrada em um sítio no bairro Laranjeiras, em Pirapozinho, São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (26). A presença do felino foi percebida após cães começarem a latir insistentemente por volta das 3h da manhã, acionando a Polícia Militar Ambiental.
O encontro ilustra o aumento do contato entre animais silvestres e áreas residenciais, comum em regiões onde propriedades rurais fazem divisa com vegetação nativa. Um morador da propriedade, aposentado, saiu para verificar a agitação dos animais e se surpreendeu ao ver o felino empoleirado em uma árvore.
As equipes da Polícia Ambiental monitoraram o animal por algumas horas, na expectativa de que ele retornasse à mata. Como isso não ocorreu, foi necessário realizar o resgate. Segundo a Polícia Ambiental, a onça provavelmente entrou na propriedade em busca de alimento e subiu na árvore como forma de proteção após ser acuada pelos cães.
A captura foi realizada de maneira segura, sem ferimentos ao animal. A veterinária especializada, Amanda Abonizio, que acompanhou a operação, informou que se tratava de um macho adulto, com peso aproximado de 70 quilos. Após os procedimentos, o felino foi devolvido ao seu habitat natural.

