O Uruguai foi eliminado da Copa do Mundo após perder para a Espanha por 1 a 0. A eliminação precoce lembra a campanha anterior da Celeste, em 2022, no Catar. O treinador Marcelo Bielsa, argentino, já vivenciou um revés similar ao comandar a seleção argentina em 2002.
A equipe uruguaia não avançou ao mata-mata, repetindo o cenário de 2022. Para Bielsa, o gosto amargo de cair cedo no torneio não é inédito. Em 2002, ele dirigiu a Argentina, que foi eliminada na primeira fase do Mundial. Naquele grupo, a seleção argentina venceu a Nigéria por 1 a 0, mas foi superada pela Inglaterra por 1 a 0, com David Beckham marcando de pênalti.
A Argentina precisou vencer a Suécia na última rodada para avançar, mas o jogo terminou empatado em 1 a 1, culminando na eliminação. Essa foi a terceira vez que a seleção argentina não chegou ao mata-mata, após fracassos em 1958 e 1962. Bielsa, que assumiu o Uruguai em maio de 2023, levou a equipe ao terceiro lugar na Copa América de 2024.
A trajetória de Bielsa inclui também o comando do Chile em 2010, na África do Sul. A seleção chilena avançou em segundo lugar no grupo, mas foi eliminada pelo Brasil por 3 a 0 nas oitavas de final. No Mundial de 2026, o Uruguai se despediu sem nenhuma vitória, além da derrota para a Espanha, empatando com Arábia Saudita e Cabo Verde.

