A Guarda Revolucionária iraniana anunciou o ataque a posições americanas no Golfo em sábado (27). A ação foi uma represália aos bombardeios lançados por Washington contra alvos no Irã. Os Estados Unidos haviam atingido depósitos de mísseis e drones em resposta a um ataque iraniano a um navio mercante no Estreito de Ormuz.
O Exército dos Estados Unidos informou que os bombardeios contra o Irã ocorreram após uma agressão iraniana contra um navio de carga que transitava pelo Estreito de Ormuz. O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) declarou que a ação iraniana violou o cessar-fogo.
O Centcom avaliou o comportamento do Irã como perigoso, pois compromete a liberdade de navegação e o fluxo comercial internacional. As forças americanas descreveram os bombardeios como uma “resposta contundente ao ataque de ontem contra um navio mercante que transitava pelo Estreito de Ormuz”.

