O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma agenda dividida entre compromissos internacionais e viagens pelo Nordeste na próxima semana. Na terça-feira, dia 30, ele participa da 64ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai, onde deve anunciar um aumento da contribuição brasileira ao Focem.
Após o encontro no Paraguai, o presidente retorna ao Brasil e segue para a Bahia. O itinerário inclui visitas em Alagoinhas, onde deve participar da entrega de veículos do Ministério da Saúde no Hospital Regional, e em Salvador, onde há previsão de participação na cerimônia de reabertura do Teatro Castro Alves.
A Bahia representa um colégio eleitoral estratégico para o presidente. A visita ocorre em período de intensificação de agendas públicas, antes da entrada em vigor de restrições eleitorais. Essas regras, que começam em 4 de julho, limitam a publicidade institucional e anúncios governamentais que possam influenciar o eleitorado.
Nos últimos quinze dias, o presidente concentrou anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país. Em Minas Gerais, ele fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e entregou equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina.

