O presidente do Governo, Pedro Sánchez, declarou no comitê federal do PSOE que o partido pede à justiça que seja justa em relação a casos de corrupção envolvendo sua esposa e seu irmão. A reunião ocorreu em um momento de grande tensão interna, com o tema da corrupção em pauta.
Sánchez defendeu a postura do partido contra ex-membros, afirmando que o grupo foi contundente. Ele declarou que, se conhecesse os envolvidos, jamais os toleraria. O comitê federal registrou um dos momentos mais tensos desde que o presidente assumiu a secretaria geral.
Em declaração anterior, Emiliano García-Page, presidente de Castela-La Mancha, classificou o momento como o pior da história recente do partido e insistiu na necessidade de eleições. Ele sustentou que os interesses do país devem vir antes dos interesses de qualquer dirigente do PSOE.
Adriana Lastra, delegada do Governo em Astúrias, criticou os casos de corrupção, afirmando que a traição sofrida nas fileiras não pode paralisar o partido. A pauta da corrupção se soma à crescente sensação de isolamento do Governo no Congresso.

