A floração dos ipês-roxos já é visível em Brasília, marcando o início do período seco da cidade. A árvore, considerada símbolo da capital, é a primeira a florescer, geralmente entre maio e agosto.
A espécie, típica do clima seco, apresenta um ciclo de floração escalonado. Após o ipê-roxo, o ipê-amarelo floresce de julho a setembro, e o ipê-branco segue no período de agosto a dezembro, segundo informações sobre o ciclo natural das árvores.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que Brasília conta com aproximadamente 250 mil ipês. A observação da floração ocorre em locais como a Esplanada dos Ministérios e a Catedral da cidade.

