O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou as ordens de serviço para obras emergenciais na BR-163, no oeste do Pará, após três dias de bloqueio. As empresas contratadas devem iniciar imediatamente os trabalhos no trecho entre Rurópolis e Santarém.
O DNIT informou que as ações de manutenção na rodovia federal foram formalizadas na sexta-feira (26). As intervenções contemplam a recuperação do pavimento e a correção de pontos intrafegáveis na pista. O objetivo é restabelecer condições seguras de trafegabilidade na região, que sofreu com buracos e atoleiros.
A confirmação das obras ocorre em meio à pressão de moradores que iniciaram a interdição total da rodovia na quarta-feira (24). O fechamento, concentrado sobre uma ponte, causou congestionamento em ambos os sentidos da BR-163, impedindo o fluxo de veículos de carga e passageiros.
Até a noite de sexta-feira, cerca de 150 manifestantes permaneceram acampados às margens da pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar monitoram o local, enquanto as lideranças do movimento aguardam o comunicado oficial do DNIT para decidir sobre a liberação total da rodovia.

