O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, agradeceu em carta a Flávio Bolsonaro por oferecer uma equipe de transição caso eleito nas eleições de outubro. A correspondência, datada de 23 de junho de 2026, reforça a disposição de ambos os lados em buscar cooperação comercial entre os países.
Rubio registrou o otimismo de Bolsonaro em relação ao pleito e a oferta de colocar uma equipe à disposição dos EUA. Segundo o secretário, os Estados Unidos estão prontos para trabalhar com os líderes brasileiros em prol de uma estrutura de comércio e investimentos mutuamente benéfica. Bolsonaro, por sua vez, afirmou que, se eleito, colocará sua equipe à disposição para concluir rapidamente um amplo acordo comercial.
A carta também abordou questões comerciais sensíveis. Rubio mencionou que o representante comercial dos EUA apontou diferenças substanciais sobre a investigação comercial contra o Brasil, que acusa o país de práticas que oneram o comércio norte-americano. A apuração, aberta em julho de 2025, pode levar à imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros, conforme proposta anterior.
Além disso, o secretário agradeceu o apoio de Bolsonaro à classificação de facções criminosas brasileiras, como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), como terroristas. Rubio declarou que as medidas visam proteger os povos brasileiro e americano do crime organizado transnacional.

