Atibaia, polo produtor de morango em São Paulo, projeta colher cerca de 2 mil toneladas da fruta na safra 2026. Apesar dos impactos das chuvas recentes, os produtores mantêm expectativa positiva para a colheita, que se estenderá até dezembro.
A Associação dos Produtores de Morango de Atibaia e Jarinu informou que cerca de 2 milhões de pés de morango foram plantados na região neste ciclo. A produção é complementada por pesquisas da Embrapa, que desenvolveu a variedade Fênix, adaptada ao clima local e distribuída gratuitamente pela Prefeitura de Atibaia.
Além da produção, eventos como a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que ocorre de 27 de junho a 19 de julho, movimentam a economia. A festa deve receber cerca de 70 mil visitantes e gerar aproximadamente 300 empregos temporários.
O presidente da Associação dos Produtores de Morango, Oswaldo Maziero, declarou que as barracas do evento utilizam morango dos produtores locais. Ele afirmou que isso fortalece toda a cadeia produtiva e impulsiona a economia da região.

