O Irã afirmou ter atacado posições militares dos Estados Unidos na região do Oriente Médio em resposta a ações norte-americanas no Estreito de Ormuz. A troca de ataques coloca em xeque um acordo de paz assinado entre os dois países, gerando instabilidade na via navegável crucial.
A Guarda Revolucionária do Irã declarou, segundo a mídia estatal iraniana, que atacou alvos militares dos EUA no sábado. O Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou os EUA de violar o acordo vigente. Embora as Forças Armadas dos EUA não tenham confirmado ataques, as ações marcam o primeiro episódio de confronto desde a assinatura do memorando de entendimento na semana passada.
O incidente gerou reações regionais. O Bahrein, que possui uma base militar dos EUA, relatou ataques de drones iranianos em seu território na madrugada de sábado. O Ministério das Relações Exteriores do país condenou os ataques como “uma violação flagrante da soberania do Bahrein”. Paralelamente, um petroleiro no Estreito de Ormuz foi atingido por um projétil não identificado, mas os tripulantes saíram ilesos, conforme informou a organização de comércio marítimo do Reino Unido.
O Centro Conjunto de Informações Marítimas (JMIC), supervisionado pela Marinha dos EUA, elevou o nível de ameaça no estreito para “substancial” no sábado. Os ataques iranianos ocorreram após as Forças Armadas dos EUA atacarem alvos militares iranianos na sexta-feira, incluindo locais de armazenamento de mísseis e estações de radar costeiras. O memorando de entendimento prevê a restauração do tráfego marítimo normal, mas as partes divergem sobre a cobrança de taxas de passagem.

