O ex-zagueiro Diego Lugano criticou o técnico Marcelo Bielsa após a eliminação do Uruguai pela Espanha, por 1 a 0, em Zapopan, na sexta-feira (26). Lugano, comentarista, afirmou que o comandante fez mudanças táticas incompreensíveis e que Bielsa “contaminou o ambiente”.
Lugano declarou que a decepção era difícil de descrever, citando a tristeza pelos jogadores que não competiram de igual para igual. Segundo o ex-defensor, a falta de um técnico capaz de guiar a equipe foi um fator determinante para o resultado.
O comentarista também apontou um erro da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) ao contratar Bielsa sob um contrato milionário. A campanha da seleção uruguaia na Copa do Mundo foi considerada abaixo do esperado, somando apenas dois pontos no grupo H.
A equipe uruguaia enfrentou a Espanha na última rodada, onde o goleiro Fernando Muslera falhou no gol marcado por Álex Baena. Bielsa foi contratado em maio de 2023 com a missão de renovar o elenco após a edição do Catar, em 2022.

