O sistema de transporte público de Praga enfrenta condições severas devido ao calor. Um motorista de bonde relatou que um veículo testado atingiu 41,8 °C, pois não possuía ar-condicionado. Os vagões climatizados, identificados por um pictograma de floco de neve, operam com controle automático de temperatura.
O motorista, identificado como Štěpán Šmehlík, explicou que o calor é um problema para passageiros e condutores. Em um veículo sem climatização, a temperatura interna chegou a 41,8 °C. Ele comentou que, se o bonde estivesse cheio, a situação seria pior.
Šmehlík informou que os vagões climatizados são mais fáceis de identificar. Os modelos mais novos, tipo 52T, são totalmente climatizados, e os passageiros devem procurar o pictograma de floco de neve nas placas de destino. Ele esclareceu que o ar-condicionado é ativado automaticamente após o início do veículo, seguindo normas que definem a queda de temperatura.
A regra estabelece que a temperatura interna deve ser no máximo seis graus inferior à externa. Assim, em dias quentes, a expectativa é que os vagões climatizados mantenham 34 °C. Apesar disso, alguns passageiros diminuem a eficácia do sistema abrindo as janelas.

