Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a tarifa com dinheiro em espécie a partir deste domingo, dia 28. A mudança exige que o pagamento seja feito exclusivamente por meio do aplicativo Jaé, do cartão preto vinculado ao CPF ou via PIX, conforme anúncio da Prefeitura do Rio.
A medida faz parte do processo de modernização da bilhetagem do transporte público municipal. A administração municipal informou que, atualmente, apenas 4% das viagens nos ônibus da cidade são pagas em dinheiro, enquanto 96% dos passageiros já utilizam meios eletrônicos de pagamento.
Com o fim da circulação de dinheiro, a tarifa poderá ser paga instantaneamente nos validadores dos ônibus, utilizando o aplicativo Jaé, o cartão preto ou o PIX. A Prefeitura ressalta que o pagamento instantâneo está disponível em toda a frota e leva, em média, 27 segundos para ser concluído.
Outra alteração afeta o cartão avulso do Jaé, conhecido como cartão verde. Embora ele mantenha a validade para viagens simples e recargas, ele deixará de permitir integrações entre diferentes modais do transporte municipal. Para manter os benefícios de integração, o uso do aplicativo Jaé ou do cartão preto é obrigatório.

