Agentes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) resgataram dois cães em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira, dia 26. O resgate ocorreu após denúncias de moradores da favela Mandala sobre o estado de maus-tratos dos animais.
Os animais foram encontrados em condições precárias, imundos e com pelos embolados, vivendo em um terraço sem cobertura, expostos ao sol e à chuva, conforme vídeos encaminhados ao vereador Luiz Ramos Filho, da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara.
A agente da SMPDA, que participou da ação, declarou ter se emocionado ao ver o estado dos cães. O tutor não permitiu a entrada inicial dos agentes, mas acabou entregando os animais, alegando não ter condições financeiras para o cuidado. A agente comentou que o tutor parecia bem cuidado, o que ela considerou insuficiente para justificar a situação.
Os dois cães foram encaminhados ao hospital veterinário municipal Jorge Vaitsman, na Mangueira, onde receberam cuidados, tosa e exame. Eles ficarão em lar temporário, serão castrados e colocados para adoção. O vereador Luiz Ramos Filho afirmou que será feita queixa na delegacia de proteção ao meio ambiente, pois maus-tratos contra animais é crime e prevê pena de dois a cinco anos de cadeia.

