O Candangão Junino 2026 começou na noite de sexta-feira (26) em Santa Maria, transformando o estacionamento do Ginásio de Esportes em arraial. O evento recebeu centenas de pessoas que acompanharam a abertura com sete quadrilhas em apresentação.
A competição, que celebra a cultura popular, reuniu grupos do Distrito Federal e Entorno. As apresentações no tablado exibiram coreografias, figurinos e enredos, atraindo o público com tradição e música.
O presidente da FEQUAJUDFE, Robson Vilela, declarou que a abertura confirmou a força do movimento junino no Distrito Federal. Segundo ele, o evento visa fortalecer a cultura, movimentar a comunidade e valorizar o trabalho dos grupos juninos.
A iniciativa é promovida pela Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FEQUAJUDFE) e integra o Termo de Fomento nº 992770/2026, firmado com o Ministério da Cultura, com parceria da Administração Regional de Santa Maria. A programação continua até domingo (28), com atividades previstas para as 19h neste sábado.

