A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará amarela em julho. A medida implica um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos por todos os usuários do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A manutenção da bandeira amarela, em vigor desde abril, está ligada às condições desfavoráveis da estação seca. Segundo a Aneel, o período seco reduz a capacidade de geração das hidrelétricas, forçando o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias, estabelecido pela Aneel em 2015, sinaliza os custos variáveis da produção de energia no SIN. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 por 100 kWh. Já as bandeiras vermelha patamar 1 e patamar 2 preveem aumentos de R$ 4,46 e R$ 7,87 por 100 kWh, respectivamente.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) analisa as condições de operação do sistema mensalmente para definir a estratégia de geração e estimar os custos repassados pelas bandeiras, conforme a previsão de variação do custo da energia.

