Um programa nacional de formação em cultura digital foi lançado no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 2026. A iniciativa visa fortalecer redes de comunicação locais e preparar lideranças para enfrentar desafios como a desinformação e a exclusão digital nos seis biomas naturais do Brasil.
O projeto, denominado Labic Biomas, é liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli). A meta é formar cerca de 4.000 pessoas, atuando em territórios da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
O secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, afirmou que o Labic oferece formação técnica, acadêmica, cultural e prática. Ele explicou que o programa articula o conceito de bioma cultural com o bioma digital, trabalhando a relação entre políticas de cultura, meio ambiente e mudança do clima nos territórios.
A pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, detalhou que a ação utiliza a metáfora do bioma para analisar a cultura digital. Segundo ela, o objetivo é desenvolver ações culturais singulares para cada bioma, trabalhando contra o negacionismo climático e articulando debates sobre inteligência artificial com os interesses locais.
O programa selecionará 30 coletivos e projetos das regiões para desenvolver ações focadas em comunicação, memória e cultura popular. Além disso, o foco da formação será direcionado a cidades pequenas do país, garantindo maior alcance presencial e remoto.

