O Irã bombardeou bases dos Estados Unidos no Kuwait e Baréin com drones e mísseis na madrugada de sábado para domingo. O ataque ocorreu em resposta a ações militares de Washington contra território iraniano, e a Guarda Revolucionária ameaça romper o acordo de alto el fuego se as ofensivas dos EUA persistirem.
A Guarda Revolucionária, corpo paramilitar da República Islâmica, declarou que romperá o acordo de alto el fuego, firmado em 17 de maio, caso as ações ofensivas dos Estados Unidos continuem. As ações americanas foram iniciadas após um ataque iraniano com drones contra navios que transitavam pelo Estreito de Ormuz.
Teerã exige ser o único a coordenar o tráfego no Estreito de Ormuz até que um novo arranjo de controle seja negociado. A via marítima é crucial, pois transporta uma parcela significativa dos hidrocarbonetos e fertilizantes consumidos globalmente.

