O governo do Irã alertou neste domingo (28) que qualquer tentativa de alterar as rotas de navegação no Estreito de Ormuz sem a participação de Teerã pode ampliar a instabilidade no Oriente Médio. O ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, fez a declaração durante visita a Bagdá, Iraque, em meio à retomada de hostilidades com os Estados Unidos.
Araghchi afirmou que a criação de corredores alternativos aos administrados pelo Irã dificultaria a reabertura plena da passagem marítima e aumentaria as tensões na região. “Qualquer tentativa de adotar novos ou diferentes arranjos em relação ao que está sendo conduzido pela República Islâmica do Irã apenas levará a situações mais complicadas, atrasará a reabertura do Estreito de Ormuz e aumentará as tensões”, declarou o chanceler.
A manifestação ocorre após plataformas de monitoramento indicarem que embarcações utilizam rota não aprovada pelo governo iraniano. Na véspera, a Guarda Revolucionária informou que Omã e a Organização Marítima Internacional (IMO) anunciaram um novo corredor de navegação sem consultar Teerã. As declarações também vieram após os Estados Unidos realizarem bombardeios contra alvos no Irã no sábado (27), em resposta a um ataque a embarcação no Estreito de Ormuz.
Durante a visita ao Iraque, Araghchi defendeu o respeito ao memorando de entendimento para encerrar o conflito. Ele propôs, ainda, um novo mecanismo de segurança regional envolvendo Irã, Iraque e países do Golfo, sem interferência de nações externas.

