O Irã retaliou contra Kuwait e Bahrein com mísseis e drones neste domingo (28), após bombardeios realizados pelos Estados Unidos em território iraniano. A ofensiva elevou a tensão no Oriente Médio e colocou em xeque os esforços diplomáticos para encerrar o conflito na região.
O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou que realizou bombardeios contra dez alvos no Irã no sábado (27). Segundo os militares norte-americanos, a operação respondeu a um ataque de um drone iraniano contra um petroleiro de bandeira panamenha que transitava pelo estreito. A imprensa iraniana relatou explosões nas regiões de Sirik e Qeshm, no sul do país.
Em resposta, a Guarda Revolucionária anunciou o lançamento de mísseis e drones contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein. O grupo declarou ter destruído “oito importantes instalações de infraestrutura militar dos EUA” na base aérea de Ali al-Salem, no Kuwait, e na base da Quinta Frota, no Porto Salman, no Bahrein.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou os bombardeios norte-americanos e reiterou a determinação de defender sua soberania. Por sua vez, o Kuwait classificou a ofensiva iraniana como uma “repetição da cruel agressão iraniana”, afirmando que os ataques prejudicam os esforços diplomáticos para encerrar a guerra.

