O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), prepara as escolas estaduais para enfrentar o Super El Niño, um fenômeno climático que prevê aumento significativo de temperaturas. A iniciativa visa garantir conforto térmico a estudantes e profissionais durante as aulas no segundo semestre.
Recursos foram repassados de forma descentralizada às unidades de ensino pelo Programa Equipar, conforme afirmou o secretário-adjunto Gustavo Veiga Jardim. Com isso, as escolas ganharam autonomia para adquirir equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado e geladeiras, visando a melhoria da infraestrutura.
Ações de sustentabilidade também foram implementadas, incluindo a instalação de mais de 80 conjuntos de placas solares para reduzir o consumo de energia. Além disso, a ampliação de áreas permeáveis e o aumento da arborização contribuem para a redução do calor, pois o paisagismo atua como um ‘ar-condicionado natural’, diminuindo a temperatura em até 5°C.
Na esfera pedagógica, foram realizadas ações de conscientização sobre o El Niño e o aquecimento global. Para priorizar a sustentabilidade, foram adquiridas novas torneiras de pré-lavagem para os banheiros, que reduzem o desperdício de água em até 70% em comparação aos modelos convencionais.

