A exposição “Pachamama”, do Ateliê Livre de Gravura, está em cartaz no Museu de Arte de Goiânia (MAG), em Goiânia, e pode ser visitada gratuitamente até 9 de agosto. A mostra reúne trabalhos de 12 artistas e aborda reflexões sobre a terra, a memória afetiva e a conexão entre natureza e existência.
A mostra utiliza o conceito quéchua de “Pachamama”, que representa a terra como fonte de sustento e renovação da vida. Os artistas exploram tonalidades terrosas e diversas técnicas de gravura e impressão, buscando aprofundar o diálogo entre o ser humano e a “Mãe Terra”. A exposição também dialoga com as reflexões do escritor Manoel de Barros sobre os “achadouros de infância”, reforçando a dimensão afetiva do ambiente.
Os procedimentos artísticos incluem xilogravura, gravura em metal, monotipia, collagraph, matrizes orgânicas e livros de artista, demonstrando a diversidade de linguagens do grupo. O Ateliê Livre de Gravura foi fundado em 2013 pelo professor José César Teatini de Souza Clímaco, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

