O vertedouro da Usina de Itaipu foi aberto às 7h30 deste domingo (28) para controlar o nível do reservatório, após sete meses de inatividade. A medida foi tomada devido ao aumento do volume de água provocado pelas chuvas, que elevaram a cota para 220,36 metros, perto do limite de 220,50 metros.
A abertura do vertedouro ocorreu porque as condições do sistema elétrico impediram que o controle do reservatório fosse feito somente pelo aumento da geração de energia. A última vez que o vertedouro foi aberto para essa finalidade foi em 23 de novembro de 2025.
Neste momento, apenas a calha esquerda do vertedouro está em operação, registrando vazão de 1.450 metros cúbicos por segundo, segundo a Itaipu Binacional. A usina informou que o vertedouro permanecerá aberto até que seja possível retomar o controle do nível por meio da geração de energia.
A Itaipu destacou que a operação do vertedouro não impacta o fornecimento de energia. A hidrelétrica continua atendendo normalmente à demanda de Brasil e Paraguai.

