O Grupo Globo recebeu quase R$ 270 milhões em publicidade do governo Lula entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026, segundo levantamento divulgado neste domingo. O montante representa pouco mais de 25% do total de recursos destinados pelo Executivo em campanhas publicitárias do Planalto no período.
A Secretaria de Comunicação (Secom) alocou um total de R$ 954,5 milhões em publicidade desde o início do terceiro mandato do presidente. Os gastos anuais foram distribuídos da seguinte forma: R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até a data mencionada.
O Grupo Globo foi o maior beneficiário entre as empresas de mídia mapeadas. O valor destinado ao conglomerado é 118% superior ao repassado à Record, que ficou em segundo lugar com R$ 122 milhões. A Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, aparece na terceira posição, com R$ 86 milhões.
Os dados mostram que as emissoras de televisão dominam as primeiras posições no volume de recursos. O UOL, que pertence a outro grupo de comunicação, figura na sexta colocação, com R$ 7,3 milhões. O levantamento considera apenas contratos firmados diretamente pela Secom.

