Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Ministra defende direitos indígenas após protesto na COP16
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
CotidianoÚltimas notícias

Ministra defende direitos indígenas após protesto na COP16

Amanda Rocha
Última atualização: 31 de outubro de 2024 10:44
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima fez uma declaração em apoio a uma ativista indígena detida durante uma manifestação na 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16), realizada em Cali, Colômbia. A ministra destacou a importância da ativista, que representa a luta pelos direitos dos povos indígenas, das mulheres e dos direitos humanos, expressando solidariedade e empatia pela situação enfrentada por ela. A detenção ocorreu quando o grupo de indígenas protestava contra a Proposta de Emenda Constitucional que visa estabelecer um marco temporal para as terras indígenas no Brasil.

O líder guarani que acompanhava a ativista relatou que a manifestação foi marcada por um uso desproporcional da força por parte da polícia, descrevendo a situação como um pedido de socorro frente à violência. A ação do grupo tinha o intuito de alinhar a manifestação da COP16 com uma marcha que acontecia simultaneamente em Brasília, mas a falta de autorização prévia levou a um desfecho inesperado e conturbado. A ministra criticou a abordagem policial, que considerou excessiva e inadequada, especialmente em relação a uma jovem manifestante que expressava sua indignação de forma pacífica.

Após o incidente, a organização da COP16 buscou as autoridades brasileiras para apresentar um pedido de desculpas e devolver as credenciais retiradas dos ativistas. A ministra enfatizou a necessidade de aprendizado a partir dessa experiência, especialmente com a perspectiva de que o Brasil sediará a COP30 em 2025, onde haverá um grande número de manifestações por parte de comunidades indígenas e outros movimentos sociais. A expectativa é que eventos futuros sejam geridos com mais atenção e respeito aos direitos de expressão e à segurança dos participantes.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Corrente interna de Más Madrid se apresenta às primárias
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?