Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Goiânia Lança Projeto Inovador de Mobilidade Urbana com Dados em Tempo Real
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Goiânia Lança Projeto Inovador de Mobilidade Urbana com Dados em Tempo Real

Laura Ferreira
Última atualização: 29 de julho de 2025 10:28
Laura Ferreira
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

Goiânia foi o cenário do lançamento do projeto "Mobilidade em Foco" nesta segunda-feira (28/7), uma iniciativa do Ministério das Cidades em colaboração com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio da Fecomércio-GO. O objetivo do projeto é estabelecer uma estrutura unificada e automatizada para a coleta, padronização e compartilhamento de dados sobre o transporte coletivo no Brasil, com Goiânia sendo a única entre as 14 cidades-piloto a adotar uma abordagem metropolitana.

O prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel, destacou a importância do projeto, que visa modernizar a coleta de dados sobre transporte coletivo, permitindo decisões mais informadas e a alocação eficiente de recursos federais. Mabel ressaltou que a cidade já implementou soluções inovadoras, como a sincronização de semáforos e a modernização da frota, tornando-se referência nacional em mobilidade urbana.

Durante o evento, autoridades e especialistas enfatizaram a necessidade de um sistema de monitoramento em tempo real para o transporte público no Brasil. O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, afirmou que a falta de dados sobre a frota e o transporte de passageiros impede a tomada de decisões eficazes. Ele elogiou a gestão de Mabel e a estruturação de informações em Goiânia como modelo a ser seguido em todo o país.

Com mais de 550 mil usuários diários, o transporte público de Goiânia tem se destacado por sua recuperação pós-pandemia. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirmou que a cidade já apresenta uma demanda superior a 100% em relação ao período anterior à pandemia, evidenciando a eficácia do sistema digitalizado. A colaboração entre a gestão municipal e o setor produtivo também foi ressaltada, com impactos diretos na mobilidade urbana e no comércio local.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Câmara do Rio homenageia ativistas LGBTQIAPN+ e líderes contra HIV/AIDS
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?