Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Goiânia lança programa Nova Mobilidade para transporte coletivo
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Goiânia lança programa Nova Mobilidade para transporte coletivo

Bruno de Oliveira
Última atualização: 29 de julho de 2025 11:18
Bruno de Oliveira
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), lançou na última terça-feira (data) o programa Nova Mobilidade durante o evento de apresentação do projeto nacional "Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações de Mobilidade Urbana (Simu)". O evento ocorreu na sede da Fecomércio e contou com a presença de gestores públicos, técnicos e representantes de 14 cidades-piloto, além de autoridades do Ministério das Cidades e do IBGE.

O programa, que se baseia em três eixos principais — nova RMTC, novo trânsito e mobilidade ativa —, inclui a criação de 36 corredores estruturais com faixas preferenciais para ônibus e bicicletas, além da sincronização de mais de 80 cruzamentos. Com essas medidas, a velocidade dos ônibus nos corredores metronizados aumentou para até 23 km/h, reduzindo em até 80% o tempo de espera em semáforos.

Mabel destacou que as ações em Goiânia priorizam o transporte coletivo, afirmando que a cidade está passando por uma revolução nesse setor. A Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) abrange 21 municípios e 2,5 milhões de habitantes, operando com tarifa única através do Bilhete Único Metropolitano. O prefeito ressaltou a importância de modernizar o transporte coletivo para melhorar a qualidade de vida da população.

Goiânia é a única cidade entre as 14 participantes do projeto-piloto a já ter uma abordagem metropolitana consolidada, servindo como modelo para o novo Banco Nacional de Dados do Simu. Marcos Daniel, diretor de Regulação da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, elogiou a iniciativa, afirmando que a transformação em Goiânia é um exemplo inspirador de governança metropolitana que deve ser replicado em todo o Brasil.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Vídeo de ex-primeira-dama impulsiona Flávio Bolsonaro nas redes
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?