Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: EUA determinam destruição de anticoncepcionais de US$ 9,7 milhões
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

EUA determinam destruição de anticoncepcionais de US$ 9,7 milhões

Laura Ferreira
Última atualização: 29 de julho de 2025 11:27
Laura Ferreira
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos decidiu pela destruição de um lote de anticoncepcionais, avaliado em US$ 9,7 milhões, que seriam enviados a países em desenvolvimento. A medida, anunciada em 18 de julho pelo jornal The Guardian, gerou forte reação de entidades feministas, ONGs e parlamentares, que a consideraram um desperdício e um ataque aos direitos das mulheres.

Os anticoncepcionais, que incluem dispositivos intrauterinos (DIUs) e implantes hormonais, estavam armazenados em Geel, na Bélgica, e estão programados para serem incinerados na França até o final de julho. Os produtos foram adquiridos durante a administração de Joe Biden, através da USAID, com o objetivo de beneficiar mulheres em nações de baixa renda, especialmente na África Subsaariana.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou que a decisão de destruição se baseia na Política da Cidade do México, que proíbe o financiamento de ONGs que realizem ou promovam o aborto. Apesar de alegações de que os produtos estariam vencidos, documentos internos revelam que os anticoncepcionais têm validade até 2031. Organizações como a MSI Reproductive Choices tentaram adquirir e redistribuir os produtos, mas suas propostas foram rejeitadas.

Ativistas na França e senadores democratas nos EUA pressionam para que a incineração não ocorra, argumentando que a destruição dos anticoncepcionais representa uma forma de coerção reprodutiva. O Ministério das Relações Exteriores da Bélgica também busca alternativas para evitar a destruição dos produtos, incluindo a possibilidade de realocação temporária.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Analista prevê alta nos lucros da Micron até 2028
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?