Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Goiás cria fórum para monitorar impactos da guerra tarifária na saúde
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Goiás cria fórum para monitorar impactos da guerra tarifária na saúde

Carlos Eduardo Silva
Última atualização: 29 de julho de 2025 14:17
Carlos Eduardo Silva
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O estado de Goiás instituiu o Fórum Permanente dos Setores Público e Privado, com o objetivo de acompanhar os impactos da guerra tarifária entre Brasil e Estados Unidos, especialmente na área da saúde. A iniciativa foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde durante uma reunião realizada no último sábado, 26, com o secretário Rasível Santos e representantes do setor. A preocupação central é a possibilidade de reciprocidade tarifária, que pode acarretar um aumento de custos superior a US$ 3 bilhões anuais.

O secretário Rasível Santos destacou que o governador Ronaldo Caiado está empenhado em manter o setor de saúde fora do conflito tarifário. Em encontros com empresários, Caiado mencionou a intenção de dialogar com autoridades norte-americanas para isentar insumos e medicamentos das tarifas, considerando a importância vital desses produtos. "É um gesto humanitário", afirmou o governador, enfatizando a necessidade de proteger a saúde da população.

As medidas tarifárias, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, e o impacto econômico no Brasil dependerá das soluções propostas pelas empresas e da resposta do governo. Segundo estimativas, os gastos com saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS) podem alcançar US$ 1,6 bilhão, enquanto o setor privado pode enfrentar custos adicionais de US$ 1,65 bilhão. O secretário expressou preocupação com a viabilidade financeira de hospitais privados, que, se fechados, sobrecarregariam o SUS.

A manutenção de equipamentos médicos e a aquisição de insumos são questões críticas, uma vez que muitos produtos são importados dos Estados Unidos. O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás, Renato Daher, e o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas de Goiás, Marcelo Reis, alertaram para o impacto que tarifas podem ter sobre medicamentos de alto custo e equipamentos essenciais para a saúde, como tomógrafos e ressonâncias magnéticas.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Arrascaeta é relacionado para jogo decisivo do Uruguai
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?