Desde a última terça-feira, 14 de abril, ofereceremos o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e comerciais, o qual o próprio cliente irá nos fornecer a leitura do medidor de energia. O serviço estará disponível durante este período crítico de avanço do Coronavírus e permitirá retirar gradativamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, assim como reduzir o tempo de exposição em campo, protegendo clientes e colaboradores.
Os clientes que não fizerem a autoleitura podem ter a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura”, explica a responsável de Operações Comerciais da Enel Goiás, Alessandra Kozlowski.
A opção não vale para clientes industriais, já que 95% deles já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos.
COMO FUNICONA A AUTOLEITURA
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte. O cliente poderá fazer a autoleitura de quatro a três dias antes desta data.
Por exemplo,
Data da próxima leitura – 15 de abril
Período para informar os números registrados no medidor à Enel – 11 e 12 de abril
Procedimento – O cliente vai até o medidor e anota a sequência de numeração exibida no aparelho e informar através de um dos canais da distribuidora listados abaixo na opção Autoleitura Urbana e ao final do processo clicar em confirmar, e aguardar a mensagem dizendo que o registro foi feito com sucesso.
Site (www.enel.com.br)
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App Enel GO no IOS
Caso você já tenha o aplicativo será necessário baixar e instalar a nova versão.
Dados para inclusão da autoleitura
- Unidade consumidora
- Nome
- Telefone
- Leitura colhida no medidor
- Data da leitura.
Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura.
”É importante ressaltar que a ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, recomendamos que o cliente retorne ao medidor e confira se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor”, ressalta Alessandra.
RECEBIMENTO DA FATURA
- Por e-mail. Clique aqui para aderir!
- Impressa, entregue até cinco dias antes do vencimento.
MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO
É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição Goiás, por meio dos quais também pode optar por receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.
SERVIÇOS DOS CANAIS DIGITAIS
- Segunda via da conta;
- Consulta de débitos;
- Informar falta de energia;
- Fatura por e-mail;
- Cadastro de débito automático;
- Alteração de titular;
- Alteração de data de vencimento;
- Pedido de segunda via, dentre outros.
Faça o download dos nossos canais digitais gratuitamente ou acesse nosso site.
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Perguntas frequentes
Por que a Enel disponibilizou a autoleitura?
Preocupada com a saúde de seus clientes e colaboradores neste período de avanço da pandemia do coronavírus, a Enel decidiu reduzir gradativamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, bem como reduzir o tempo de exposição dos colaboradores ao risco de contrair o coronavírus. Para tanto, disponibilizou para os clientes a opção da autoleitura.
A autoleitura é obrigatória?
Não, a autoleitura é uma opção oferecida ao cliente. Quem não quiser fazer a autoleitura, pode ter a conta de energia faturada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme disposições da ANEEL, contidas no artigo 111 da Resolução Normativa nº 414/10, em situações de calamidade pública. Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Quem pode fazer a autoleitura?
Clientes residenciais e comerciais (com exceção de alguns perfis de faturamento, como tarifa branca e geração distribuída por exemplo).
Como se dá a autoleitura em condomínios?
Este cliente poderá fazer a leitura desde que seja possível visualizar os números do medidor de seu apartamento. No caso de não conhecer o local onde fica o medidor, a recomendação é procurar o próprio condomínio para se informar (por meio de zelador, síndico, manutenção).
Quando farei a autoleitura?
A data da autoleitura varia de cliente para cliente. Verifique na última conta de energia a data indicada da próxima leitura. Você deve informar a leitura com 5 a 3 dias de antecedência a essa data informada na conta.
Como faço para informar os números da minha leitura?
Basta acessar os nossos canais digitais (app Enel Goiás ou agência virtual no site da Enel), escolher as opções: serviços, autoleitura urbana. Preencher o formulário, digitar os números da leitura e confirmar. Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. A ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, o cliente deve retornar ao medidor e conferir se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor.
Até quando o serviço estará disponível?
Ainda não existe uma data exata, mas o serviço será mantido enquanto durar o período de pandemia do coronavírus. Informaremos com antecedência se o serviço for interrompido.
Se eu perder a data da autoleitura?
Neste caso a sua conta pode ser faturada pela média de consumo dos últimos 12 meses e a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Como faço para saber se fui faturado pela média?
Na sua conta de energia vem especificado no campo “Mensagens” a informação de faturamento por média, e também no espaço do histórico de consumo da unidade consumidora.
Produtor rural deve fazer a autoleitura?
Em Goiás, a autoleitura rural já era feita antes do período de crise do coronavírus. Os produtores rurais devem seguir fazendo a autoleitura da forma como já faziam. A ferramenta da autoleitura urbana não se aplica ao cliente rural.
E as indústrias, devem fazer a autoleitura?
95% dos clientes industriais já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura.