Ataques houthis a cargueiros comerciais no Mar Vermelho estão causando transtornos ao comércio global. Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal do Suez, que fica na ponta norte do Mar Vermelho. Os ataques têm obrigado as empresas a mudar de rota, o que está causando atrasos e aumento dos custos de transporte.
A Tesla, por exemplo, suspendeu as atividades de uma unidade na Alemanha por causa de uma interrupção de fornecimento de matéria-prima. A montadora depende de componentes importados da China, que são transportados pelo Canal do Suez.
Grandes empresas de transporte, como a Maersk, estão evitando o Mar Vermelho e enviando seus navios ao redor da África e do Cabo da Boa Esperança. Por causa disso, as viagens ficam mais demoradas (de uma a duas semanas, na média) e mais caras.
O custo de transporte de um contêiner padrão da China para o norte da Europa aumentou de US$ 1.500 para US$ 4.000. Por causa dos atrasos, houve uma queda de 1,3% no comércio mundial em dezembro.
Os ataques houthis são uma ameaça à segurança do comércio global. Eles podem causar ainda mais transtornos e prejuízos econômicos.