Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Brasil é retirado do Mapa da Fome da ONU após três anos
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Brasil é retirado do Mapa da Fome da ONU após três anos

Amanda Rocha
Última atualização: 29 de julho de 2025 11:56
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O Brasil foi oficialmente retirado do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme relatório divulgado nesta segunda-feira, 28, durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, Etiópia. O documento, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), revela que menos de 2,5% da população brasileira está em situação de subnutrição, marcando a primeira vez desde 2020 que o país não figura na lista de nações com insegurança alimentar grave.

O relatório intitulado “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” indica que, entre 2022 e 2024, o Brasil atendeu aos critérios necessários para ser retirado do Mapa da Fome. A última vez que o país havia sido excluído dessa lista foi em 2014, resultado de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao combate à pobreza, mas uma reavaliação posterior fez com que o Brasil retornasse à lista devido ao aumento da subnutrição e da desigualdade social, exacerbados pela pandemia de Covid-19.

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo, especialistas alertam que o desafio persiste em garantir acesso adequado à alimentação para toda a população. Fatores como a concentração da produção agropecuária nas exportações e as mudanças climáticas, que impactam a produção agrícola, são apontados como obstáculos. Além disso, a presença de “desertos alimentares” em regiões periféricas limita o acesso a alimentos saudáveis, contribuindo para problemas de saúde pública, como obesidade e doenças crônicas.

A saída do Mapa da Fome é considerada um avanço, mas especialistas enfatizam a necessidade de políticas públicas contínuas e investimentos em segurança alimentar para assegurar o direito à alimentação adequada e combater a desigualdade de renda no país.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Chefe de gabinete de Milei renuncia após investigação
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?