Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Governo publica regulamentação das subvenções ao diesel e gás importados
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Economia

Governo publica regulamentação das subvenções ao diesel e gás importados

Amanda Rocha
Última atualização: 15 de abril de 2026 19:13
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 3 min.
Compartilhar

O governo federal publicou nesta quarta-feira (15) o decreto que regulamenta o ‘Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis’. O decreto promove a subvenção à importação de diesel e GLP (gás de cozinha), além de estabelecer regras mais rígidas de transparência e fiscalização no setor.

Segundo o texto publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será responsável por habilitar empresas, apurar valores, verificar conformidade e distribuir as subvenções.

O decreto também reforça o apelo do governo para que a subvenção de R$ 1,20 ao litro de diesel importado seja repassada com preços mais suaves ao consumidor. Foram estabelecidas métricas para que o valor do combustível seja calculado a partir do decréscimo do subsídio.

Em um decreto separado, o governo regulamentou a cooperação financeira entre a União, os estados e o Distrito Federal para assegurar o abastecimento nacional de óleo diesel de uso rodoviário. Dos R$ 1,20 que serão subvencionados, cada estado e o governo federal contribuirão com partes iguais de R$ 0,60.

Os estados poderão escolher duas formas de pagamento da sua parte: retenção no FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal) ou pagamento direto à União. O Banco do Brasil fará a retenção dos valores no FPE após as deduções legais. Se a retenção não for suficiente, o saldo poderá ser cobrado nos repasses seguintes.

Caso o estado ou o DF não quite integralmente sua parte, ficará impedido por 12 meses de contratar operações de crédito com garantia da União e de receber transferências voluntárias da União.

Para o gás de cozinha, a subvenção será de R$ 850 por tonelada para produtos entregues de 7 de abril a 31 de maio, também sob a operacionalização da ANP. As empresas interessadas precisam aderir formalmente junto da ANP, enviar declarações por período de apuração e autorizar o acesso da agência a notas fiscais eletrônicas e outros dados fiscais.

As medidas visam conter a alta dos combustíveis em meio ao choque de oferta e preços causado pela guerra dos Estados Unidos e de Israel com o Irã. Desde o início do conflito, em 28 de fevereiro, os valores acumulam alta de mais de 20%.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior CBF abre janela para registro de reforços no Brasileirão
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?