Um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, comprovou que o consumo de álcool pode levar pessoas a comerem ultraprocessados salgados em excesso. O mecanismo descoberto pode causar ganho de peso além das calorias da bebida, pois o álcool ativa vias biológicas que aumentam o hormônio FGF21.
Os cientistas descobriram que o álcool ativa vias biológicas que elevam os níveis do hormônio FGF21. Este hormônio está associado ao apetite por proteínas e à preferência por sabores salgados e umami. Embora o organismo associe esses sabores a carnes, ambientes alimentares modernos incluem o umami em itens sem alto teor proteico.
O estudo identificou que alimentos salgados industrializados podem funcionar como “iscas proteicas”, enganando o sistema cerebral responsável pela busca de proteínas. O autor sênior do trabalho, David Raubenheimer, afirmou que o desejo por salgadinhos ou pizza pode ser impulsionado pela forma como o álcool altera a regulação do apetite, especialmente em relação às proteínas.
A autora principal, Amanda Grech, explicou que essa compreensão hormonal ajuda a entender o consumo excessivo de ultraprocessados. Os pesquisadores também notaram que, ao contrário dos doces, o álcool reduziu a ingestão de alimentos açucarados. Stephen Simpson, coautor, declarou que o álcool tem efeitos diferentes sobre a ingestão de energia dependendo se a dieta é dominada por alimentos minimamente processados ou ultraprocessados salgados.
Para auxiliar no controle desses desejos, os pesquisadores recomendam manter à disposição lanches feitos de alimentos integrais e mais nutritivos. Raubenheimer aconselhou: “Se você optar por beber, vale a pena estar atento a essa interação hormonal. Ter alimentos integrais ricos em proteína facilmente disponíveis pode ajudar a evitar os ultraprocessado”.

