A prefeitura de Barra Mansa ampliou a vacinação contra a gripe para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde do município e no Hospital da Mulher, visando aumentar a cobertura vacinal.
A medida busca proteger a população mais vulnerável contra as complicações causadas pela Influenza, especialmente durante o período de maior circulação de doenças respiratórias. Os grupos elegíveis incluem crianças de 6 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores.
Outros grupos prioritários são pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, povos indígenas e comunidades quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS ou CPF, e a carteira de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a vacinação é uma forma principal de prevenção contra a gripe, contribuindo para a redução de internações e casos graves da doença. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas unidades de saúde.

