Uma brasileira residente em Caracas, Venezuela, descreveu os momentos de pânico vividos durante os terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24). A mulher relatou que dois tremores sucessivos sacudiram sua casa em menos de um minuto, causando caos na região.
A residente, que mora no município de Baruta, afirmou que os abalos foram “os piores 40 segundos da minha vida”. Ela narrou que o primeiro tremor ocorreu enquanto o casal assistia a um jogo do Brasil. Quando o casal acreditou que o abalo diminuía, um segundo tremor se seguiu imediatamente.
Enquanto a área de residência da mulher foi atingida de forma mais branda, o município vizinho de Chacao, mais próximo das placas tectônicas, registrou o colapso de quatro edifícios. A ONU estimou prejuízos de US$ 6,7 bilhões na Venezuela após os eventos sísmicos.
Diante da tragédia, a mulher destacou a mobilização espontânea da população venezuelana. Grupos de jovens desenvolveram um aplicativo para ajudar na localização de desaparecidos, e voluntários orientaram famílias nos hospitais. A residente, que vive na Venezuela há 33 anos, concluiu que “É muito difícil te dizer o que eu espero daqui para frente. É um dia de cada vez”.

