A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou, na última quinta-feira (18), que a Igreja Católica não indicará candidatos ou partidos políticos nas eleições de 2026. Os bispos solicitaram que os cidadãos participem do pleito com consciência, defendendo o fortalecimento da democracia e o cumprimento da Lei da Ficha Limpa.
A CNBB afirmou que, inspirada em passagem bíblica, a Igreja não apoia candidaturas. Contudo, o texto explicou que a fé cristã e a Doutrina Social da Igreja reconhecem a política como uma forma de caridade e serviço à sociedade, desde que orientada pela ética.
Segundo os bispos, os brasileiros devem renovar o compromisso com valores como justiça social e fraternidade, indo além da escolha de governantes. A entidade alertou que a abstenção não é a melhor opção para o processo democrático.
Os líderes religiosos pediram que o discernimento eleitoral considere a trajetória de vida dos candidatos e as consequências dos compromissos assumidos. Em abril deste ano, a CNBB divulgou um vídeo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que falou sobre o papel da Igreja na defesa dos direitos sociais no país.

