O Distrito Federal iniciou nesta terça-feira, dia 16, um ciclo de sete conferências regionais de saúde. Os encontros, que ocorrem até 1º de julho, reúnem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para definir propostas da 12ª Conferência Distrital de Saúde, prevista para 2027.
A primeira conferência regional, realizada na Região Central de Saúde, contou com mais de 200 inscritos. Nesses encontros, os participantes analisam a realidade local, elaboram propostas específicas e elegem delegados para a fase distrital. O superintendente da Região Central de Saúde, Paulo Roberto da Silva Júnior, afirmou que o debate contribui para o fortalecimento do SUS e para a expansão de áreas como a saúde mental.
A participação social foi reforçada por membros do Conselho de Saúde do Distrito Federal, que declararam que o processo permite formular políticas públicas para melhorar a qualidade do atendimento. O chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social da SES-DF, Ab-Diel Andrade, comentou que o apoio da secretaria reforça a participação cidadã no planejamento de saúde.
As diretrizes coletadas no DF serão consolidadas em um Relatório Nacional, juntamente com propostas de outros estados, para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para julho de 2027. As próximas etapas regionais ocorrerão entre 25 de junho e 1º de julho.

