O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias, afirmou nesta quarta-feira (24) que a proposta dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros é injusta e agressiva à soberania do país. Em entrevista a veículos de comunicação, ele disse que o Brasil negocia com frieza a reversão da medida, que inclui ainda uma taxa extra de 12,5% por suposta falta de fiscalização de trabalho forçado.
Segundo o ministro, as negociações com os EUA ocorrem semanalmente em reuniões técnicas. O governo brasileiro concentra esforços para reverter a tarifa de 25%, que atinge diretamente os produtos nacionais. O prazo para convencer a Casa Branca a não aplicar a taxa termina em 15 de julho.
“O governo dos EUA pensa nos americanos, não pensa nos brasileiros. Quando declaram que o CV e PCC são terroristas, basta ler a decisão: é para proteger os americanos. Não há preocupação com o Brasil ou com os brasileiros”, declarou Márcio Elias. Ele criticou a postura norte-americana e afirmou que o Brasil não aceita a medida.

