A Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, iniciará o patrulhamento no Méier e Cachambi, Zona Norte, neste domingo, dia 7. A iniciativa visa reduzir roubos e furtos em áreas que representam metade dos crimes na cidade.
A Prefeitura do Rio apresentou o modelo de atuação da Força Municipal a comerciantes, síndicos, moradores e lideranças do Méier e do Cachambi neste sábado, dia 6. O encontro ocorreu no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, com a presença do prefeito Eduardo Cavaliere e do secretário municipal de Segurança Urbana, Brenno Carnevale.
Eduardo Cavaliere declarou que os 600 agentes treinados atuarão para ocupar territórios críticos. O prefeito afirmou que o trabalho será preventivo e ostensivo, seguindo um modelo de policiamento baseado em dados e proximidade com a comunidade, segundo Brenno Carnevale.
O perímetro da Estação Méier-Cachambi será o segundo da Zona Norte a receber a força. A diretora-geral da Força Municipal, Aimée de Lá Torre, disse que a meta é ampliar a sensação de segurança. Desde 15 de março, a corporação registrou 666 prisões por roubo, furto e receptação, além de recuperar 117 aparelhos celulares e 104 motocicletas.

